Retomada - Águas Limpas nas Escolas 2013

Entre os dias 1 e 4 de abril retomamos nossas ações educativas, desta vez na Escola Municipal Maria Ângela (E.M.M.A), que fica no bairro de São Francisco e atende cerca ‘de 400 alunos, cobrindo a educação infantil e o ensino fundamental I.
No primeiro dia (segunda, 1/4/13) ocorreram duas apresentações da peça “O Sapo que Lavou o Pé”, uma para cada turno.  Essa ação foi idealizada e está sendo promovida pelo Instituto Ambiente em Movimento que é um grande parceiro das ações educativas do Projeto Águas Limpas.  

 A peça, Inspirada na cantiga popular “O Sapo Não Lava o Pé”, utiliza materiais e fatos cotidianos, a contação de histórias, o teatro de bonecos, e a música para semear a visão sistêmica, enquanto desvenda os mistérios da reluta do anfíbio em lavar o pé, bem como incita o público a interagir na busca de soluções para a problemática. Dentro desse contexto e ao término da peça anunciamos a nossa exposição – Águas Limpas.

Link : Fotos da apresentação da peça.  


A exposição, em formato de uma aula dinâmica e interativa com duração de cerca de 50 minutos, ocorreu entre os dias 2 e 4 de abril (terça a quinta) e recebeu cada uma das 22 turmas (11 em cada turno, manhã e tarde), de acordo com o horário escolar.
 Durante essa aula interativa, apresentamos primeiramente uma exposição de fotos do lixo marinho encontrado nas águas da Baía de Guanabara, principalmente na área de atuação do Águas Limpas (Enseadas de Jurujuba e Icaraí). Apresentamos, também, fotos de outras atividades das quais participamos, como mutirões de limpeza e eventos educativos. Após observação das fotos, realizamos um debate (em formato de roda de conversa) para discutirmos sobre as origens e impactos do lixo, situação ilustrada pela apresentação de uma maquete representando o canal e parte do bairro de São Francisco, onde está localizada a escola. Com o auxílio da maquete exemplificamos o escoamento das águas da chuva, o qual carreia grande parte do lixo que acaba por desaguar na Praia e Enseada de São Francisco e que foi apresentado nas fotos da exposição.     


Para debater sobre ações para reduzirmos o lixo marinho e atentarmos sobre a nossa geração de lixo cotidiana, realizamos a dinâmica “Desembrulhando o lixo”, na qual procuramos evidenciar que os materiais sujos e misturados que nomeamos como lixo, se estiverem separados e limpos serão objetos que poderão ser reutilizados ou reciclados.  Com isso, sugerimos uma segregação adequada (coleta seletiva) dos materiais, destacando o material orgânico, que ocupa cerca da metade do lixo gerado nas casas e que poderia ser tratado de outra forma, através de uma composteira doméstica.


Assim, apresentamos um modelo de composteira (modelo com minhocas) para exemplificar a transformação de restos de alimentos crus (cascas de frutas, legumes, etc) em terra (adubo), que pode ser utilizada, por exemplo, em uma horta caseira.
Quanto aos outros materiais, principalmente os plásticos, destacamos a importância de reduzir seu consumo, como no caso de copos, pratos e talheres descartáveis, muito utilizado em festas e que poderiam ser substituídos pelos permanentes, bem como as sacolas plásticas. Nas turmas de educação infantil (3 a 5 anos) fizemos uma dinâmica de olhos vendados para as crianças exercitarem o tato e diferenciarem os materiais (metal, plástico, etc).
Debatemos sobre a diferença entre a embalagem de alimento e a embalagem de uma fruta, exemplo da casca de banana, onde os dois tem a mesma função de proteger o alimento, mas a de plástico não some na natureza (os microrganismos não conseguem digerir) e o orgânico os microrganismos devoram.
Para encerrar as atividades, no ultimo dia (quinta) aproveitamos para  plantar no terreno da escola e junto com uma turminha da educação infantil, o pé de aroeira que demos de presente para a escola.  As crianças irão acompanhar o crescimento da árvore ao longo dos cinco anos em que estiverem estudando na E.M.M.A.


Já estamos planejando novas atividades para as escolas, com destaque para o apoio a gestão de resíduos e a disseminação de hortas urbanas. Projeto esse que atuará com professores e os gestores da escola com o objetivo de torná-la um espaço de exemplo quanto ao funcionamento da coleta seletiva e o uso de composteira e hortas urbanas.

Mais fotos dessa ação na E.M.M.A nos links:




Contribuições:
Vinícius Palermo, Clarissa Pimentel e Lucas Sielski 
Abril 2013 



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