Retomada do Águas Limpas nas Escolas – Fase I

Na semana entre os dias 22 e 25 de setembro retomamos as ações da primeira fase do Projeto Águas Limpas nas Escolas, que acontece em parceria com o Instituto Ambiente em Movimento desde 2012. Desta vez, as atividades foram direcionadas aos jovens alunos do Ensino Fundamental II. 

E.M.Villa Lobos


E.M. Santos Dumont






            






Para a escolha de duas escolas municipais, estabelecemos uma parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Niterói. A seleção foi feita entre as escolas que participam do Projeto Agente Ambiental Escolar, promovido pela Prefeitura de Niterói. O objetivo principal dessa parceria foi somar ações para fortalecer ainda mais as duas iniciativas ambientais: o Águas Limpas e o Agente Ambiental Escolar.

As escolas selecionadas foram a E.M.Santos Dumont, localizada no bairro de Fátima, e a E.M.Heitor Villa Lobos, localizada na Ilha da Conceição. Conforme programado, no primeiro dia de atividades ocorreu a intervenção de teatro ambiental com a peça “Do Início ao Fim do Mundo”, apresentada em uma única sessão em cada uma das escolas.

Apresentação na E.M.Villa Lobos

Apresentação da peça na E.M.Santos Dumont
A peça, que é dividida em três atos; criação, destruição e o despertar, traz uma forte reflexão sobre a história da Terra e da humanidade até os dias atuais e, principalmente, sobre as relações do homem com os recursos naturais e entre si. Em seguida, interagindo com os alunos, foi realizado um Quiz sobre a temática da peça. Quem respondesse às questões levantadas, ganhava uma cópia do jogo de RPG “ Do Inicio ao Fim do Mundo”. 

O jogo também foi apresentado aos participantes logo depois da peça. Trata-se de um jogo de RPG desenvolvido por jovens, entre 12 e 19 anos, sob orientação pedagógica, com várias missões ambientais e a intenção de aliar entretenimento ao conteúdo socioambiental, oferecendo diversão e exercício de conceitos importantes dentro da temática.    
 Sobre o Jogo - Do Inicio ao Fim do Mundo.

Apresentação do jogo na E.M.Santos Dumont
Embora seja em si uma ferramenta didática completa e independente, este jogo funciona também como um material complementar à peça. A fim de ser um reforço ao conteúdo visto no teatro, o jogo funciona atenuando o caráter pontual da intervenção, somando horas nas quais os jogadores estarão em processo de aprendizagem.  Uma versão do jogo fica disponível para download gratuito no site do IAM.  

No segundo dia foram apresentadas algumas sessões de uma exposição mediada, nos moldes de uma contação de história, a fim de trazer a experiência do lúdico e do interativo, no tempo de uma aula, para estimular a reflexão e a participação dos jovens dentro da temática ambiental da história da humanidade. O fim da mediação estimulou ações coletivas de transformação principalmente na relação da geração de resíduos com as escolhas de consumo e na corresponsabilidade das consequências. Foi exemplificado, também,  alguns usos de tecnologias socioambientais, como, por exemplo, as composteiras domésticas para a reciclagem dos resíduos orgânicos. 

Exposição na E.M.Santos Dumond

Exposição na E.M.Villa Lobos
Um dos objetivos dessa primeira fase do projeto é trazer a reflexão sobre a temática ambiental, além das múltiplas relações existentes na própria geração de resíduos no cotidiano da escola. Em uma segunda fase, prevista para o mês de novembro, a intenção é trabalhar com professores, funcionários e direção a fim de sensibiliza-los para a implementação de uma gestão de resíduos no cotidiano dessas escolas.

Acreditamos que um núcleo educativo deve servir como referencia para toda a comunidade escolar, desde os alunos e seus pais aos funcionários, professores e direção.  




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Contribuição

Vinícius P. Palermo
outubro 2014

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